FAQ - Dúvidas Frequentes

BIBLIOTECA

Campus I: de segunda a sexta das 13h30 às 22h15 . Sábado das 8h às 12h.

Campus II: de segunda a sexta das 8h às 22h15. Sábado das 8h às 12h.

E-mail: biblioteca@faj.br
Telefone: (19)3837-8500
Ramal 218

(Devido a pandemia de Covid-19, o atendimento está acontecendo apenas por agendamento pelo e-mail: biblioteca@faj.br no Campus II e FAAGROH)

De segunda a sexta das 16h às 22h

(Devido a pandemia de Covid-19, o atendimento está acontecendo apenas por agendamento pelo e-mail: biblioteca@faj.br no Campus II e FAAGROH)

Campus I: de segunda a sexta 8h às 20h

E-mail: biblioteca@faculdademax.edu.br
Telefone: (19) 3885-9900
Ramal 9929

(Devido a pandemia de Covid-19, o atendimento está acontecendo apenas por agendamento pelo e-mail: biblioteca@faculdademax.edu.br )

A multa da biblioteca é cobrada de acordo com o atraso na devolução. Cada dia de atraso a partir da data prevista gera R$5,00 (cinco reais) de multa, por dia e por livro emprestado. A cobrança só se encerra e aparece no sistema para a Central de Atendimento efetivar o recebimento, depois que o aluno realizar a devolução do livro na biblioteca. Se o aluno devolver o livro, porém não efetuar o pagamento, após o seu vencimento são gerados juros e multa de atraso baseado no valor gerado. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail biblioteca2@faj.br para campus I ou biblioteca1@faj.br para campus II.

A multa da biblioteca é cobrada de acordo com o atraso na devolução. Cada dia de atraso a partir da data prevista gera R$ 3,00 (três reais) de multa, por dia e por livro emprestado. Um exemplo: 3 livros, com 3 dias de atraso, multa de R$ 9,00 (nove reais). (No período da pandemia, as renovações estão sendo feitas pela equipe da biblioteca, então, o aluno não precisa se preocupar em devolver no dia previsto, caso ele precise ficar mais tempo com o livro).

No momento, são 3 (três) possibilidades para a renovação dos livros:

- Período de pandemia: renovação realizada diretamente pela equipe da biblioteca, sem a necessidade de qualquer iniciativa por parte do aluno.
- Período normal: a renovação pode ser realizada diretamente no balcão, sendo obrigatória a apresentação de carteirinha de estudante e dos livros propriamente ditos. Existe também a possibilidade de realizar a renovação, por até 3 (três) períodos, enquanto não houver reserva do livro em questão, por meio do Portal do Aluno. Para isso, existe um manual detalhado explicando o processo no site da biblioteca (Portal da Instituição). 

A renovação do material emprestado pode ser efetuada on-line pelo Portal do Aluno, até duas vezes consecutivas, considerando o empréstimo dentro do período de renovação e sem lista de reserva. Para efetuar a renovação diretamente na biblioteca é obrigatório que o material retirado seja apresentado juntamente do cartão de estudante ou documento com foto.

Para empréstimos domiciliares é necessário que o interessado seja aluno da Instituição e, obrigatoriamente, apresente a carteirinha de estudante. O aluno pode emprestar até 3 (três) livros, por um prazo inicial de 7 (sete) dias.

O empréstimo do material bibliográfico aos usuários é realizado mediante a apresentação do cartão de identificação fornecido pela Instituição ou com um documento com foto, caso o cartão não disponha desta, por um período de 07 (sete) dias corridos. O usuário recebe um e-mail, no momento do empréstimo, informando o material bibliográfico e a data de devolução do mesmo. O número de exemplares do material bibliográfico permitido para empréstimo é de: 03 (três) livros, 03 (três) periódicos e 5 (cinco) multimídias.

A reserva de 2 (dois) exemplares de materiais distintos pode ser feita no Portal do Aluno. Será encaminhado um e-mail informando a disponibilidade do material na biblioteca, com a data da liberação da reserva. A partir desta data o aluno terá até 72 (setenta e duas) horas para retirada do material, do contrário a reserva é cancelada automaticamente.

As bibliotecas se destinam, primordialmente, aos alunos regularmente matriculados em qualquer nível de ensino da UniMAX, bem como aos professores e demais colaboradores. A comunidade externa e os ex-alunos poderão utilizar para uso in-loco (no local), tanto o espaço como o acervo da biblioteca estão à disposição. A restrição fica por conta dos empréstimos domiciliares. 

No portal da Instituição, estão disponíveis todas as ferramentas de consulta on-line ao nosso acervo. Por meio dessa pesquisa, o aluno consegue verificar se tem livro que precisa, qual a quantidade disponível e em qual unidade está. É só acessar: https://www.faj.br/secretaria-on-line/biblioteca/ ou https://unimax.edu.br/voce-na-unimax/biblioteca/

How to create a free website - Learn more