FAQ - Dúvidas Frequentes

ESTÁGIO E EMPREGO (NUCA)

O programa NUCA (Núcleo de Estágio e Carreira) possibilita o processo de recrutamento e seleção para vagas de trabalho reais, por meio de uma ferramenta informatizada que proporciona o contato com o mercado, visando facilitar as decisões futuras durante a graduação e pós-graduação. Além das oportunidades oferecidas, o programa promove oficinas, workshops e palestras a fim de preparar os estudantes para o mercado de trabalho.

E-mail: nuca.estagio1@faj.br

Se preferir, o atendimento também poderá ser feito pelo (19) 3837-8500 no ramal 719.
https://www.faj.br/programas-academicos/nucleo-de-carreiras/

Atendimentos das 13h às 21h (17h – 18h Pausa) de segunda-feira a sexta-feira.

Estágios Obrigatórios são os estágios alocados na grade curricular do aluno.

Estágios Não Obrigatórios são estágios extras, que o aluno realiza, porém são exigidos pela instituição, estes são os que podem ser utilizados para atividades complementares, seguindo a normativa de Atividade Complementar da Instituição.

O estágio não obrigatório é opcional e poderá ser utilizado como Atividade Complementar. O aluno pode começar a qualquer momento, desde que esteja regularmente matriculado no curso.

Para realizar o ESTÁGIO OBRIGATÓRIO E NÃO OBRIGATÓRIO, é possível fazer de 2 (duas) formas:

1ª Forma – Contrato via Instituição de Ensino Superior (UniFAJ)
Para iniciar o estágio em uma empresa, verifique AQUI se a mesma já possui um contrato com a Instituição.

Caso não possua, preencha o ACORDO DE COOPERAÇÃO, imprima em 2 (duas) vias e leve assinado e carimbado pelo representante legal de sua empresa ao NUCA de seu campus.
Caso já possua o ACORDO DE COOPERAÇÃO, o próximo passo é fazer o TERMO DE COMPROMISSO, imprimir em 3 (três) vias e levar assinado e carimbado pelo representante legal de sua empresa ao NUCA de seu campus.

2ª Forma – Contrato com uma prestadora de serviço (CIEE, NUBE, UNIVERSIA, etc...)
A documentação é toda realizada pela Prestadora de Serviço por meio do modelo próprio de Termo de Compromisso.

Não. As atividades de estágio devem ser relacionadas ao perfil do curso em que o aluno está matriculado.

O aluno pode fazer, no máximo 6 (seis) horas diárias, e 30 (trinta) horas de estágio semanais. O horário de estágio não poderá coincidir com os horários das aulas em que estiver matriculado. Com exceção aos casos em que o aluno esteja cursando somente a disciplina de estágio.

A carga horária do estágio obrigatório consta definida no Projeto Pedagógico e na matriz curricular de cada curso. O aluno poderá consultar a matriz no Núcleo de Carreira e Estágio, na Central de Atendimento, com o gestor acadêmico ou orientador pedagógico do curso.

O aluno poderá estagiar, conforme a legislação vigente, pelo período máximo de 24 meses (2 anos), cujo Termo de Compromisso deverá ter duração mínima de 1 semestre letivo, conforme cláusula 11 do Acordo de Cooperação, e em uma mesma empresa concedente de estágio. Quando renovado o contrato, o aluno deverá entregar na Instituição o aditivo.

Os documentos necessários para o Estágio Obrigatório são:

ACORDO DE COOPERAÇÃO, trata-se de um convênio entre a Concedente e a Instituição de Ensino (necessário apenas se o local de estágio ainda não tiver convênio com o Grupo UniEduK).

TERMO DE COMPROMISSO, trata-se de um contrato de estágio individual.

O Termo de Compromisso pode ser substituído (no caso do aluno ser funcionário da empresa) por uma declaração que conste o período de estágio, carga horária, nome e função do supervisor, além das atividades desenvolvidas pelo estagiário/funcionário. Em anexo a essa Declaração, deve constar cópia da carteira de trabalho (foto, dados e registro atual). O Acordo de Cooperação é indispensável, quando não houver. 

Os documentos de estágio só serão assinados se estiverem nos moldes previstos pela legislação 11.788 de 25/09/2008, além do aluno estar regularmente matriculado no semestre vigente. Os documentos já devem estar assinados pela empresa concedente e pelo estagiário no ato da entrega. O Grupo UniEduK solicita, no mínimo, 5 (cinco) dias úteis para a coleta das assinaturas.

Agendamento do estágio no Hospital Veterinário, que deve ser realizado presencialmente, ou via e-mail pelo hospvet@faj.br. Documentação que deve ser entregue ao NUCA - Presencialmente ou via correspondência no máximo 15 (quinze) dias ANTES do início do Estágio: Cópias: RG e CPF, Declaração/atestado de matrícula, Histórico Escolar, Seguro de vida (cópia da apólice de seguro)- Obrigatório; Documentos: Acordo de Cooperação (em 02 - duas vias, caso a IES não seja conveniada); Solicitação de Estágio (02 - duas vias assinadas pelo coordenador do curso e supervisor de estágios); Termo de Compromisso (03 - três vias);

Para obter essa informação, por gentileza, entrar em contato com o departamento Internacional pelo e-mail: internacional@faj.br

Não. A entrega ou retirada deve ser feita pelo próprio aluno, visto que é necessária assinatura no protocolo do setor.

Em casos que o aluno esteja impossibilitado de se direcionar ao departamento, contatar o Núcleo de Estágio por meio do e-mail: nucleoestagio@faculdademax.edu.br ou nuca.estagio1@faj.br, para orientação.

Não, basta providenciar um Termo Aditivo. É apenas uma folha (03 - três vias), que deve ser preenchida

Sim. Fundamentado na lei de estágio, pode estagiar por no máximo 2 (dois) anos enquanto estiver matriculado no curso de graduação.

Além do anúncio no seu e-mail, mantemos as oportunidades divulgadas no Mural de Vagas Online UniMAX/ UniFAJ, clique aqui para acessar.

O núcleo de estágio não realiza indicações, porém, divulga as oportunidades disponíveis no seu e-mail e você pode enviar seu currículo direto a empresa anunciante!  

Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Engenharia Civil, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Produção, Educação Física Licenciatura, Educação Física Bacharelado, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina Veterinária, Pedagogia e Gastronomia. A Psicologia também exige estágio obrigatório, porém, o curso da UniMAX ainda não chegou neste período.

Os documentos para firmar o estágio (Acordo de Cooperação, termo de compromisso de estágio e aditivos) devem ser entregues em até 20 (vinte) dias do início das atividades de estágio referentes nos documentos, preferencialmente antes do seu início. Quanto aos relatórios de estágio, para período obrigatório cada curso tem estabelecido pelos gestores uma data final, disponível aos estudantes pelo formulário Google de entrega dos estágios. Para os relatórios de estagio não obrigatório, estes devem ser entregues assim que forem finalizadas as atividades do estudante.

Não existe um período de duração mínima, apenas máxima prevista pela lei de estágio que é de 24 meses (2 anos).

Os modelos dos documentos de estágio estão disponíveis na página institucional: Programas Acadêmicos/Área do aluno/NUCA- Núcleo de Carreira/Central Núcleo de Estágios/Arquivos e documentos:

UniFAJ: https://www.faj.br/programas-academicos/nucleo-de-estagio/arquivos-e-documentos/

UniMAX: https://unimax.edu.br/projetos-institucionais/nucleo-de-estagio/arquivos-e-documentos/

FAAGROH: https://faagroh.edu.br/programas-academicos/nucleo-de-estagio/

 Pode encaminhar a descrição da vaga no e-mail nuca@faculdademax.edu.br, conforme formulário abaixo:

- Identificação da vaga
1. Título da Vaga:
2. Cargo:
- Informações sobre a Vaga
3. Nível de Senioridade: ( ) Estagiário ( ) CLT
4. Quantidade de Vagas:
5. Horário de Trabalho:
6. Benefícios:
7. Descrição das atividades:
8. Requisitos:
9. Encaminhar currículo para e-mail: Assunto: Processo seletivo até: (adicionar a data)

How to build a free website - Find more