FAQ - Dúvidas Frequentes

MATRÍCULA

Para ser um aluno todos precisam passar por um processo seletivo que acontece duas vezes ao ano, no final do período, entre os meses de novembro e março. As provas são realizadas on-line e você pode prestar onde e quando quiser. 

O Vestibular Unificado é on-line, composto por uma redação sobre temas atuais e relevantes de nossa sociedade.

Qualquer pessoa que tenha o Ensino Médio completo ou a ser finalizado no ano vigente poderá fazer o processo como Futuro Aluno. Já aqueles que ainda estão finalizando o segundo ano do Ensino Médio prestarão a prova apenas como um teste de conhecimentos, não podendo ainda iniciar seus estudos na instituição.

On-line, pelo site Amigo Edu

UniFAJ: https://vestibularunifaj.amigoedu.com.br/
EAD UniFAJ: https://vestibularunifajead.amigoedu.com.br/vestibular/vestibularunifajead/logar
UniMAX: https://vestibularunimaxpresencial.amigoedu.com.br/
Vestibular Medicina: https://vestibularmedunieduk.amigoedu.com.br/  

- Via vestibular/processo seletivo
- ENEM;
- Portador de diploma (caso o aluno já tenha uma graduação) e;
- Transferência de outra Instituição. 

A matrícula inicial é quando o aluno ingressa em algum curso superior da UNIFAJ, UNIMAX e FAAGROH (seja por vestibular, por transferência de outra instituição ou como portador de Diploma de Curso Superior).

Quando o aluno vem de transferência de outra IES (instituição de ensino superior) em que está estudando ou que tenha estudado, porém não finalizou o curso, para uma de nossas Unidades, seja UNIFAJ, UNIMAX e FAAGROH.

Passos para processo de transferência:

Passo 1
Entre em contato, pelo formulário abaixo, com uma das instituições do Grupo UniEduK (UniFAJ, UniMAX ou FAAGROH), demonstrando o seu interesse em estudar:
https://share.hsforms.com/1LiTZBIuqQ3euDzVOcX81xw377o5

Passo 2
Após o seu envio, dentro de 48 horas (quarenta e oito), a Instituição escolhida (UniFAJ, UniMAX ou FAAGROH) entrará em contato com você via e-mail e/ou telefone para confirmar os dados;

Passo 3
A Secretaria Acadêmica da Instituição escolhida (UniFAJ, UniMAX ou FAAGROH) analisará os seus documentos e retornará, via e-mail, com a proposta de Plano de Estudos para sua aprovação.

Passo 4
Após a sua aprovação, será liberado seu acesso ao Portal de Matrícula para regularizar a sua situação com a Instituição.

Neste caso, no ato da liberação você receberá as orientações sobre como fazer a matrícula e as formas de pagamento.

OBS: A Instituição não aceita transferência para o último ano do Curso.

Informações importantes:
- A transferência seja interna ou externa, só poderá ser efetivada nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico;
- O aluno que efetivar a matrícula por transferência ficará sujeito às matrizes curriculares vigentes;
- O aluno que efetivar matrícula por transferência ficará sujeito a verificação de vagas no curso e semestre;
- Para a efetivação da matrícula, o aluno deve efetuar o pagamento da 1ª parcela da semestralidade;
- Quando a matrícula por transferência for efetivada após o vencimento de uma ou mais parcelas da semestralidade, não serão cobradas as atualizações monetárias de parcelas anteriores, porém serão geradas imediatamente, sendo passíveis de negociação de acordo com a normativas financeiras da Instituição.

Documentos necessários:
1. Histórico Escolar – contendo as notas e cargas horárias das disciplinas cursadas (deverá constar também no histórico escolar as informações do Processo Seletivo, dia/mês / ano de realização, bem como a pontuação deste processo seletivo);
2. Conteúdo Programático de todas as disciplinas cursadas com aprovação;
3. Declaração sobre a regularidade do ENADE;
4. Declaração informando qual o regime de aprovação utilizado na Instituição de origem;
5. Cópia da Cédula de Identidade;
6. Cópia do CPF e;
7. Cópia do comprovante de endereço (conta de luz, água ou telefone) - contendo o CEP (código de endereçamento postal).

OBS: Com somente o histórico escolar, não é passível de análise curricular. 

O processo de retorno ao curso destina-se aos alunos que trancaram matrícula ou não renovaram a mesma.

Passos para processo de retorno:

Passo 1
Entre em contato, pelo formulário clicando aqui, com a Instituição demonstrando o seu interesse em retornar;  

Passo 2
Após o seu envio, dentro de 48 (quarenta e oito) horas, a Instituição entrará em contato com você via e-mail e/ou telefone para confirmar os dados;

Passo 3
A Secretaria Acadêmica da Instituição analisará os seus documentos e retornará, via e-mail, com a proposta de Plano de Estudos para sua aprovação;

Passo 4
Após a sua aprovação, será liberado seu acesso ao Portal de Matrícula para regularizar a sua situação com a Instituição. Neste caso, no ato da liberação, você receberá as orientações sobre como fazer a matrícula e as formas de pagamento.

Informações importantes:
- O retorno ao curso só poderá ser efetivado nos prazos estabelecidos no calendário acadêmico;
- O aluno que efetivar matrícula por retorno ao curso ficará sujeito às matrizes curriculares vigentes na época do retorno;
- O aluno que efetivar matrícula por retorno ao curso ficará sujeito a verificação de vagas no curso e semestre;
- Para a efetivação da reabertura de matrícula, o aluno deve efetuar o pagamento da 1ª parcela da semestralidade e;
- Quando a reabertura da matrícula for efetuada após o vencimento de uma ou mais parcelas da semestralidade, não serão cobradas as atualizações monetárias de parcelas anteriores, porém serão geradas imediatamente, sendo passíveis de negociação de acordo com a normativas financeiras da Instituição.

- Documentação necessária para Matrícula: RG;
- CPF;
- Certidão de Nascimento/Casamento;
- Comprovante de Residência;
- Reservista e;
- Histórico Escolar do Ensino Médio.

Para portadores de Curso Superior - também entregar do Histórico do Ensino Superior e o Diploma.

No caso de alunos que tenham se formado no Ensino Médio por meio da EJA (Educação de Jovens e Adultos - antigo supletivo), a apresentação do certificado de conclusão é OBRIGATÓRIA para que o mesmo ingresse na instituição.

Pré-matrícula: Quando o aluno ainda não realizou sua rematrícula pelo Portal do Aluno;

Confirmação: Quando o aluno já efetuou a matrícula/rematrícula no Portal do Aluno, porém ainda não realizou o pagamento da mesma;

Cursando: Quando a baixa da matrícula/rematrícula já foi feita no sistema;

FIES cursando: Aluno que possui financiamento do FIES com a matrícula regularizada;

Inadimplente: Quando o aluno está com pendência financeira na instituição;

Plano: Quando o aluno precisa montar sua grade de aula com o coordenador do curso antes de regularizar a matrícula;

Plano pago: Quando o aluno já montou sua grade com a coordenação, porém ainda não realizou o pagamento e;

Selecionado: Isso significa que o aluno já escolheu a disciplina Eletiva. 

Para acessar o Portal do Aluno basta acessar este link: https://portal.poliseducacional.com.br/Login.aspx

O login é o RA do aluno e a senha para o primeiro acesso é 123456.

O cancelamento é o ato formal de desvinculação do aluno com a instituição de ensino, acarretando a perda de sua vaga. O pedido de cancelamento de matrícula é feito, exclusivamente. na Central de Atendimento, por meio do preenchimento de requerimento específico.

O pedido de cancelamento não desobriga o aluno do cumprimento do contrato de prestação de serviços educacionais, devendo ser observada a quitação das parcelas da semestralidade, com vencimento até a data da solicitação, ou seja, se o aluno cancelar sua matrícula antes do início das aulas terá direito ao reembolso de 80% (oitenta por cento) do valor da matrícula, mas se começar as aulas não terá mais direito ao reembolso e deve ser avaliada a data do cancelamento para quitação das mensalidades geradas até o presente momento. O aluno que cancelou sua matrícula deverá participar de novo processo seletivo para retornar seus estudos no UniEduK. Caso o aluno faça sua matrícula após o início das aulas, o mesmo terá 10 dias a partir da matrícula para cancelá-la e ter direito ao reembolso de 80% (oitenta por cento) do valor da matrícula.

Caso o aluno necessite interromper seus estudos temporariamente, deverá solicitar o trancamento de matrícula. O trancamento poderá ser por um período total de, no máximo 4 (quatro) semestres (consecutivos, ou não). O pedido deverá ser feito exclusivamente na Central de Atendimento, por meio do preenchimento de requerimento específico. Importante: não serão consideradas as notas e faltas do período em que foi solicitado o trancamento de matrícula.

Se o aluno não efetuou o pagamento da matrícula/rematrícula e seu status está como pré-matrícula ou confirmação, não é necessário realizar o trancamento presencial na Central de Atendimento, apenas não realizar a rematrícula.

O período de trancamento pode perdurar até 2 (dois) anos após o semestre cursado. Depois desse prazo o aluno perderá o vínculo com a instituição de ensino e ao retornar deverá participar de um novo processo seletivo.

Quando solicitar:
No primeiro semestre do ano, até o último dia de MAIO;
No segundo semestre do ano, até o último dia de NOVEMBRO;

- O aluno que solicitar o trancamento até o dia 10 (dez) do mês corrente, fica desabrigado do pagamento da mensalidade do referido mês.

- O aluno que solicitar o trancamento dentro do período, isto é, até o dia 10 (dez) do referido mês, e já pagou sua mensalidade, será reembolsado em até 30 (trinta) dias a partir da data de solicitação do requerimento de reembolso.

A visita técnica é feita por um professor responsável, que passa uma lista de presença nas salas de aula e depois entrega para a recepção. O prazo para acrescentar ou retirar nomes da lista de presença é de até 7 (sete) dias antes do dia da visita técnica, depois disso não é mais possível. Se o aluno estiver com o nome na lista, porém não comparecer no dia da visita é gerada uma multa por falta no valor de R$50,00 (cinquenta reais).

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